Infelizmente as brincadeiras e atividades que tanto favorecem o desenvolvimento infantil pouco fizeram parte da vida recreativa de muitos adultos de hoje. De forma bem ampla, podemos atribuir este desfalque no desenvolvimento à falta de investimentos do Governo e Estudos relacionados à Ciência da Educação, bem como à pobreza, falta de acesso e oportunidade de usufruir destes recursos. Outro fator determinante para o desfalque foi a ênfase não aplicada à brincadeira como essencial ao desenvolvimento infantil na época, que nem de perto chega ao que podemos encontrar na Educação hoje.
Com base nessa breve introdução sobre o assunto, podemos afirmar que nesse momento os educadores brasileiros estão preparados para o desenvolvimento infantil recreacional?
O não saber brincar de um Educador com o Educando é talvez um dos assuntos mais discutidos hoje no meio da Educação. Mais do que uma atividade com regras e processos pensados, entregar-se a brincadeira significa “entrar” de corpo e alma nela. Infelizmente não são todos que com facilidade conseguem isso.
Uma das formas mais procuradas para o melhor desempenho desta questão são os Cursos Profissionalizantes como: Atividades para Bebês, Recreação para Crianças de 1 a 3 anos e de 3 a 6 anos. Cursos rápidos e de fácil absorção, feitos para profissionais da érea educacional e também para pais, avós e "amantes das brincadeiras".
Podemos afirmar que o Brasil, neste momento, encontra-se em uma posição muito mais favorável do que a décadas atrás, inclusive falando de estrutura de trabalho, Estudos na Educação e profissionais qualificados, cada vez mais buscando o desenvolvimento infantil. Mas Infelizmente tais avanços ainda estão muito longe do ideal.
Um estudo divulgado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) feito com 30 países aponta que o Brasil é o país onde os impostos arrecadados menos se convertem em serviços para população. E isso afeta diretamente o índice de desenvolvimento humano, economia, e também o nosso tema deste artigo: A Educação, a importância do brincar!
Trata-se de um investimento quase que não feito pelo governo há décadas para o futuro do Brasil. Mas acreditamos no trabalho dos Educadores, e entendemos que muito mais do que Profissionais qualificados e prontos para promover o desenvolvimento infantil das nossas crianças, temos que ter também uma política amiga da Educação. Uma sociedade que visa entes de qualquer coisa, seu futuro!