Cursos Presenciais
Curso Online
Agência de Empregos
Fale Conosco
Quem Somos
Depoimentos
Mídia Espontânea
Downloads
Perguntas Frequentes
Nossa Localização
MENU




Você Conhece a História do Museu da Língua Portuguesa?

 
Imagem 1 de Você Conhece a História do Museu da Língua Portuguesa?
Valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo. Foi com esses objetivos que nasceu o Museu da Língua Portuguesa.

A inauguração aconteceu no dia 20 de março de 2006. O local escolhido para abrigar o Museu foi a Estação da Luz, situada no coração de São Paulo – cidade com a maior população de falantes de português do mundo – e de importância histórica para a capital paulista e para o Brasil. A Estação era um dos principais pontos de passagem dos imigrantes que chegavam ao país e, até hoje, é um espaço dinâmico de contato e convivência entre várias culturas e classes sociais, abrigando sotaques vindos de todas as partes do Brasil.

Em quase 10 anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa recebeu 3.931.040 visitantes, que viveram a experiência de se conectar ainda mais com o idioma, suas origens, sua história, suas influências e as formas que ele assume no cotidiano da população.

Por ter como tema um patrimônio imaterial, o Museu fez uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público era convidado para uma viagem sensorial e subjetiva pela língua, que incluía filmes, audição de leituras e diversos módulos interativos. Assim, de forma dinâmica, lúdica e envolvente, o Museu da Língua Portuguesa apresentava o nosso idioma como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção!

Para sua criação, o Museu contou com uma equipe multidisciplinar de profissionais, entre sociólogos, museólogos, especialistas em língua portuguesa e artistas. De 2006 a 2015, foram mais de 30 exposições temporárias, além de cursos, palestras, debates e apresentações artísticas. Entre os homenageados com exposições, escritores como Clarice Lispector, Machado de Assis, Cora Coralina, Fernando Pessoa, Oswald de Andrade, Jorge Amado, Rubem Braga, Guimarães Rosa, Agustina Bessa-Luís e Gilberto Freyre, além do cantor e compositor Cazuza. Telefone para contato com o museu: 11 - 3326 0775 - Outras informações: Museu da Língua Portuguesa


Como Chegar no Museu?

 

Serviços Prestados:

 
Apresentações Gratuitas: Em alguns finais de semana, o Museu realiza apresentações gratuitas de contadores de histórias e pequenos espetáculos teatrais e musicais

Cursos: O museu oferece cursos gratuitos, tais como “ciclos de leitura”, ”oficina de escrita” e “cursos de capacitação para contadores de histórias”

Palestras e Seminários: A Instituição desenvolve palestras e seminários gratuitos, sempre com temáticas pertinentes à Língua Portuguesa e à diversidade cultural de nosso país 

Em todos os andares de visitação do museu, o público conta com o apoio de Educadores que podem responder as dúvidas surgidas durante a visita. Os Educadores do museu trajam camisetas com a logomarca do museu na frente e a palavra “EDUCATIVO” escrita nas costas, sendo muito fácil diferenciá-los entre o publico

Livraria: No andar térreo do Prédio da Estação da Luz, com acesso livre ao público, o museu dispõe de uma livraria administrada pela Imprensa Oficial do Estado, onde podem ser encontrados livros e publicações sobre temas variados.


Artigo publicado no dia 31 de Julho de 2018 -  Telefone: 11-5575 6300 - Whatsapp: 11-94600 6300
 

Tags: você conhece a história do museu da língua portuguesa, museu da língua portuguesa, cultura, informação, estação da luz, cidade de são paulo, sp, visitantes, exposição, como chegar, servições prestados pelo museu, apresentações, cursos gratuitos, livraria, estudo, idioma, educativo, escritores, clarice lispector, machado de assis, cora coralina, fernando pessoa, oswald de andrade, jorge amado, rubem braga, guimarães rosa, agustina bessa-luís e gilberto freyre, cazuza, unire, artigos, matérias.









SiteOffice© - Vila Mariana - SP   |   Web Designer: Pablo Silva
MAIS
INFORMAÇÕES
VIA WHATSAPP